segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Barroco na música

 O vocal barroco:

Ópera  é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, uma composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.
O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação.




A formação instrumental de uma orquestra barroca é formada por:

 
A mascarada é o uso da música e da dança, do canto e da interpretação, dentro da elaborada cenografia, nos quais o marco arquitetônico e o vestuário poderiam ter sido desenhados por um arquiteto renomado, para representar uma alegoria diferente, que agrada ao chefe.

A missa é um gênero da música sacra ligado às tradições e ao rito das cerimônias da Igreja Católica.A missa é uma obra para vozes que reproduz integralmente o texto do ordinário da missa católica, em latim. Consistiam originalmente em partes cantadas para o acompanhamento do Ordinário da Missa, no entanto, a partir do Romantismo, surgiu a tendência de essas obras se descolarem de seu sentido litúrgico original.


Instrumentos – História

No começo, a palavra orquestra era usada para designar um grupo formado ao acaso, as pressas, com os instrumentos disponíveis no momento.
Já no século XVII, com a evolução dos instrumentos , principalmente dos violinos, fez com que a parte das cordas ganhasse independência. Os violinos passaram a ser o centro da orquestra, ao qual os compositores acrescentavam outros instrumentos: flautas, fagotes, trompas, trompetes e tímpanos.
         Um traço constante nas orquestras barrocas, porém, era apresença    do cravo ou órgão como contínuo, fazendo o baixo e preenchendo a harmonia. Novas formas de composição foram criadas, como a fuga, a sonata e a suíte.


        Principais instrumentos do barroco :

  

Um comentário: